Buscar
  • Assessoria

EXPOSIÇÃO VALORIZA PRODUÇÃO E ATUAÇÃO DA UNESP, DIZEM DEPUTADOS

Abertura da mostra reúne parlamentares e docentes na Alesp ao som da orquestra acadêmica. Por: Fabio Mazzitelli


Com a apresentação da Orquestra Acadêmica da Unesp, a solenidade de abertura da “Mostra Unesp: a universidade de todo o Estado de São Paulo” realizada nesta quarta-feira (14) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) reuniu deputados estaduais, prefeitos, representantes de órgãos públicos e professores universitários em um ato que destacou a contribuição da Universidade para o desenvolvimento do Estado.


Em sua fala, o reitor da Unesp, professor Sandro Valentini, relembrou o protagonismo na cena científica que São Paulo passou a desempenhar ao apostar, a partir de meados do século passado, na expansão do ensino superior público e gratuito para o interior do Estado.




“Hoje temos dentro do Estado de São Paulo o melhor sistema de ensino superior do país”, disse o reitor, citando o sistema que reúne três das melhores universidades da América Latina –USP, Unicamp e Unesp– de acordo com os rankings internacionais. “E estar aqui neste momento é relembrar da importância da Unesp, que proporcionou um desenvolvimento regional muito importante no Estado”, afirmou Sandro Valentini, que abriu a exposição ao lado do vice-reitor, professor Sergio Nobre.


Localizada em 24 cidades paulistas, a Unesp é a universidade pública de maior abrangência territorial em São Paulo e, durante a mostra, que segue até 23 de agosto, todas as unidades acadêmicas da Universidade se apresentarão na Assembleia Legislativa.


Na presidência da Alesp, o deputado Cauê Macris (PSDB) pontuou que a Unesp é a primeira universidade a ocupar os espaços públicos da sede do Legislativo para mostrar sua produção científica e sua atuação social. “Que as outras universidades tomem o caminho da Unesp e possam utilizar este espaço. Para o povo paulista, é um orgulho ter três grandes universidades públicas --a Unesp, a USP e a Unicamp—com uma produção cultural e acadêmica muito importante para o nosso Estado e para o nosso país”, afirmou Macris.


O deputado Enio Tatto (PT), primeiro-secretário da Assembleia e apoiador da mostra, lembrou que as universidades estaduais paulistas têm muito a contribuir em parcerias com a iniciativa privada e, em especial, com o setor público. “Sempre falo que precisamos valorizar mais as nossas universidades estaduais, que são centros de excelência. Os gestores públicos precisariam usar mais a capacidade e a inteligência dessas universidades em prol das gestões públicas, tanto nos municípios quanto no Estado”, disse Enio Tatto.




Diretor da Faculdade de Engenharia do câmpus de Ilha Solteira e vice-presidente do Fórum dos Diretores da Unesp, o professor Enes Furlani Junior evidenciou durante a solenidade a inclusão promovida pela Universidade, que reserva metade das vagas dos cursos de graduação para egressos de escolas públicas e mantém uma política de permanência estudantil para apoiar os alunos com vulnerabilidade socioeconômica.


“A universidade cresceu muito e continua com ensino público gratuito de alto nível, pesquisa no limiar do conhecimento, extensão (universitária) próxima à sociedade e, mais do que isso, procurando incluir jovens que nunca tiveram a pretensão de cursar uma universidade”, afirmou o professor Enes, um dos organizadores da mostra, idealizada pelos fóruns dos diretores e vice-diretores das unidades universitárias da Unesp.


Proponente da Frente Parlamentar em Defesa da Unesp na Alesp, o deputado Fernando Cury (PPS) afirmou que a exposição vai ajudar a aumentar o conhecimento do Legislativo sobre a realidade da universidade. “Estou feliz pela mostra e por estar sendo realizada a exposição aqui na Assembleia para que nós tenhamos conhecimento do papel que a universidade tem. Porque muitas vezes as pessoas, e talvez nós, não têm o conhecimento do que a universidade representa, inclusive para que possamos dialogar de forma mais profunda com o governador do Estado”, disse Cury.


A solenidade de abertura ainda contou com a participação das deputadas Beth Sahão (PT), que foi aluna da pós-graduação da Unesp no câmpus de Araraquara, Márcia Lia (PT) e Erica Malunguinho (PSOL) e dos deputados Barros Munhoz (PSB) e Adalberto Freitas (PSL), além de um assessor do deputado Mauro Bragato (PSDB).


Pouco depois da cerimônia, a deputada Valeria Bolsonaro (PSL) percorreu os espaços da mostra e elogiou a iniciativa. “Fico muito feliz ao ver o número de câmpus da Unesp, de cursos de graduação, de pós, é maravilhoso. Sou professora e isso aqui é o quero para o nosso Brasil”, comentou.


Também compareceram à abertura da mostra os prefeitos de São João da Boa Vista, Vanderlei Borges de Carvalho (MDB), e de Registro, Nilton Hirota (PSDB).



Orquestra

A solenidade foi encerrada com uma apresentação especial da Orquestra Acadêmica da Unesp, sob o comando do regente assistente Diego Calderoni e do maestro e professor Lutero Rodrigues. No hall da entrada principal da Assembleia Legislativa, os 13 músicos do Instituto de Artes (IA) executaram três composições do maestro e pianista Edmundo Villani-Côrtes, professor de composição do IA nos anos 1980.


A mostra da Unesp na Alesp é de visitação gratuita e conta com painéis que trazem informações sobre as unidades universitárias, detalhes do câmpus e também dados sobre o conjunto da Universidade. Além disso, há oito estandes nos quais professores e estudantes interagem com o público e, na área de estacionamento, unidades móveis jurídica, de oftalmologia e de odontologia, que se revezarão no contato com a população.



SERVIÇO

"Mostra UNESP: a universidade de todo o Estado de São Paulo"

Local: Assembleia Legislativa de São Paulo - Espaço Heróis de 32 (hall de entrada, acesso pela Avenida Pedro Álvares Cabral nº 201), Espaço 5º Centenário (acesso pela Avenida Sargento Mário Kozel Filho s/nº) e área de estacionamento

Datas e horários: até 23 de agosto de 2019, das 9h às 18h

Entrada gratuita


Link: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/34916/exposicao-valoriza-producao-e-atuacao-da-unesp-dizem-deputados/


0 visualização

© 2020 - Deputado Estadual Enio Tatto